As escalas de guarda e a entrega das armas.

      As escalas de guarda variam de local para local. Em Pirituba, devido a alta quantidade de alunos, puxávamos cerca de 01 a 02 guardas por mês, já quem fez o curso na Cavalaria ou ESSgt (Escola Superior de Sargentos), relatam que puxavam cerca de 01 guarda por semana. Há quem diga que no CPRv, puxavam cerca de 02 guardas por semana.

      No CPA/M-11, devido não terem como manter a alimentação dos alunos durante a noite, eles pagavam a diária para os alunos da guarda.

      A entrega das armas é algo facultado a vontade dos superiores hierárquicos. Há lugares que os alunos recebem a arma durante o curso de formação e andam armados normalmente, porém, já há lugares que só entregam as armas no final do curso. A ideia de entregar as armas no final do curso é para evitar que os alunos deem novidades. Uma turma antes da minha teve o caso do aluno que acabou disparando acidentalmente e acertou o órgão sexual. Então, para evitar certas coisas, alguns comandantes preferem entregar as armas apenas no final do curso.

      A guarda no início não é armada, pois nem todos estão habilitados ainda na arma de fogo, então, é puxada a guarda apenas com a tonfa e o rádio (HT). Apenas o sargento e os policiais prontos ficam armados. Então, nos casos em que os alunos da guardas perceberem alguma situação estranha, estes devem acionar o sargento por meio do rádio, o qual deslocará com a viatura até o local onde os alunos estão.

      No 2º CENs já se puxa a guarda com a arma de fogo, desde que tenham habilitação para o uso da arma de fogo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As divisões dentro da PM - ROTA, COE, CHOQUE, FORÇA TÁTICA, ETC.

Ser "QRU NIHIL" ou fazer o previsto?

CFSd para o policiamento e Corpo de Bombeiros