As divisões dentro da PM - ROTA, COE, CHOQUE, FORÇA TÁTICA, ETC.
Por diversas vezes eu escutei a seguinte frase: "Se eu entrasse para a polícia, eu não ia querer ser polícia militar, eu queria ser da ROTA!". Bom, acreditem, ouvir essa frase é mais comum do que se imagina. Quando não é a vontade de ser da ROTA, o cidadão diz: "Eu tenho parente que é da ROTA" (geralmente usam isso quando estão errados e o policial está agindo como manda a lei). Mas, então. O que é a ROTA? COE? FORÇA TÁTICA? BAEP?
Todas as "polícias" citadas anteriormente fazem parte da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP). A ROTA é PM, o COE é PM, a FORÇA TÁTICA é PM, o BAEP é PM, o BOMBEIRO é PM! Todos estão submetidos as mesmas leis, regimento e etc. O que diferencia um do outro é a missão imputada. Vamos ver neste post os Batalhões de Choque.
Batalhões de Choque
1º BPChq (1º Batalhão de Choque) - ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar):
Missão Primária: Responsável em todo o Estado pela execução de ações de controle de distúrbios
civis e de contraguerrilha urbana.Missão Secundária: Policiamento motorizado através da ROTA.
Lema: Dignidade acima de tudo
2º BPChq (2º Batalhão de Choque) - Mascarenhas de Moraes
Missão Principal: Responsável em todo o Estado pela execução de ações de controle de distúrbios civis e de contraguerrilha urbana.Missão Secundária: Policiamento e ações em eventos artísticos, culturais, desportivos e outros e de ações de policiamento motorizado através da ROCAM (Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas).
Lema: Honra! Fibra! Vitória!
Missão Secundária: Policiamento motorizado e ações de policiamento com cães (conferir 5º BPChq), transporte e escolta de presos.
Missão Secundária: Policiamento motorizado e ações de operações táticas especiais.
Lema: Com o sacrifício da própria vida.
GATE: Grupo de Operações Especiais. (BOPE SP).
Lema:
E todos eles fazem parte da Polícia Militar do Estado de São Paulo!
Comentários
Postar um comentário