A educação policial na abordagem e atendimento de ocorrências
A educação policial numa abordagem ou atendimento de ocorrência pode conceder ao policial um resultado totalmente positivo, mesmo que uma das partes da ocorrência/abordagem esteja querendo provocar o policial.
O policial deve ter em mente que ele não deve se deixar levar pela provocação dos outros, mas, na educação e firmeza, ele consegue "quebrar" o abordado.
Certa vez, recebi um chamado para atender uma ocorrência de perturbação de sossego e ao chegar no local informado, percebemos que era interior de comunidade, local onde havia grandes chances de sermos recebidos com garrafadas e pedradas. Solicitamos a presença do responsável pelo som e de imediato as pessoas já começaram a observar como nos comportaríamos diante daquela ocorrência. Ao chegar o responsável pelo som, o cumprimentamos com toda a educação, lhe demos boa noite e orientamos o mesmo sobre a questão do som alto. Após a orientação, alguns da comunidade comentavam: "Meu, na moral, abaixa o som lá e deixa baixo, esses policiais chegaram na maior humildade, trocaram mó ideia firmeza, na moral, abaixa lá!". Enfim, a ocorrência foi resolvida com total sucesso, não havendo confrontos e ainda sendo elogiados pela forma como atuamos.
Em alguns casos, encontramos policiais "brabões", que querem chegar e impor uma série de coisas, chegam gritando, batendo e desprezando as pessoas que estão ali, o que em muitos casos acaba gerando uma desinteligência entre a equipe policial e as demais pessoas. O policial tem que ser inteligente, ele precisa chegar de uma forma que minimize as chances de haver uma desinteligência e ele acabe ficando em apuros e seja hostilizado. É claro, cada caso é um caso, cada ocorrência é diferente da outra, porém, ser educado pode reduzir e muito as chances de um confronto desnecessário. A maioria das ocorrências que atendi foram resolvidas pacificamente por meio da educação. Essa história de policial "brabão" só serve para prejudicar o mesmo.
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