Estágios operacionais. Agora sou políciaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!

         Um dos momentos mais aguardados na vida de um aluno soldado são os estágios operacionais. Esse é o momento em que eles começam a sentir na pele como é o cotidiano na rua. É claro, no início não é tão sentido na pele porque os estágios operacionais não começam nas viaturas, mas, no Patrulhamento Ostensivo a Pé (POP). Geralmente, eles fazem apenas o policiamento por meio da visibilidade (Ostensivo), fazendo o que diz a CF, no artigo 144, § 5º, que diz:

"Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil".


       
Dificilmente, num estágio operacional a pé se pega alguma ocorrência, até porque no POP não se atende ocorrências, porém, não é impossível e o aluno soldado pode pegar um FLAGRANTE. Dentro do que é legal, os alunos soldados podem abordar pessoas e veículos (sempre atentando para sua própria segurança, de seu parceiro e de outros).

 


     Depois dos estágios operacionais a pé, os alunos também participarão de estágios operacionais embarcados, onde os mesmos ficarão como auxiliares das equipes dos que já são formados. Bom, no estágio embarcado, o aluno deve se atentar a rede rádio, anotar o famoso "Caráter Geral", ocorrências, apoios (em outro post eu falo mais sobre o que anotar) e repassar para o encarregado da equipe. Nos estágios embarcados o aluno soldado se sentirá muito mais perto do cotidiano policial dentro de uma viatura, poderá participar de deslocamentos da equipe em maior velocidade, acompanhamentos a veículos roubados. Enfim, é "outra pegada" rs.....

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As divisões dentro da PM - ROTA, COE, CHOQUE, FORÇA TÁTICA, ETC.

Ser "QRU NIHIL" ou fazer o previsto?

CFSd para o policiamento e Corpo de Bombeiros