A rotina na ESSd
A rotina na ESSd não era igual para todas as cias. Algumas cias, acabavam ralando mais que as outras, acabavam ficando para além do horário em relação as outras. Dizer que fazer o curso em Pirituba é "macetoso" é ser precipitado, pois, tudo depende do comandante da cia. Eu tive um comandante que priorizava mais o estudo, então, ele não ficava "ralando" a gente, ao contrário, liberava a gente no horário para que pudéssemos estudar.
Ao final do 1º CENs, no dia da formatura, o 1º colocado da ESSd foi homenageado na frente de todos os alunos, o homenageado foi um aluno da minha cia, conhecida como 1ª Cia - Comando Real, atualmente, Combatentes.
Periodicamente, haviam as escalas de guarda do quartel, onde chegamos o mais perto possível do policiamento dentro do curso de formação. No edital posterior ao meu, os alunos pegaram um procurado dentro das dependência da ESSd, querendo invadir lá para morar.
As aulas são todas cronometradas, existe um tempo de pausa entre as aulas, quem cuida disso é o responsável pelo QTS (Quadro de Trabalho Semanal). Nesse quadro ficam todas as aulas da semana. O responsável pelo QTS tem uma pasta com o número de aulas de cada matéria até o final do curso, é um sistema muito organizado de aulas.
A rotina, basicamente, chegar na ESSd, colocar o bichoforme e entrar em forma antes das 07:00. Vou explicar mais detalhadamente como funciona a rotina:
* Cada cia tinha em média 9 pelotões;
* Cada pelotão tinha um chefe de turma e um sub chefe de turma, o qual mudava diariamente;
* Cada cia tinha um aluno de dia e um sub aluno de dia;
* O papel do chefe de turma e do sub chefe de turma era coletar as novidades dos pelotões (ver quem faltou, quem está afastado, quem está com restrições e quem está atrasado) e levar para o aluno de dia ou sub aluno de dia;
* O papel do aluno de dia e do sub aluno de dia era coletar todas as informações passadas pelos chefes e sub chefes de turma e repassá-las ao sargento ou oficial que viria para fazer a revista da tropa;
* Quando o sargento ou oficial chegava, o aluno de dia apresentava a cia para o mesmo e então eles começavam a ver a questões de barba, se a roupa está passada, se está suja e tal.
* Após a revista, é passada alguma instrução ou é feita a liberação para as salas de aulas.
Comentários
Postar um comentário