Desligue-se da Polícia
Após a formatura, é comum o soldado recém formado pensar 24 horas na polícia, pensar nas possíveis ocorrências que poderá pegar, se no próximo serviço irá ou não pegar um flagrante de tráfico com 1 tonelada de drogas ou um carro roubado com a vítima no porta-malas. Enfim, são os sonhos de um recém formado, afinal, ele finalmente saiu do ciclo escolar e agora quer colocar em prática tudo o que ele aprendeu na escola e viu nos programas policiais. Bom, aqui vai a minha recomendação: CALMA! O flagrante vai vir, você irá prender o traficante, você irá recuperar um carro roubado (se com a vítima dentro do porta-malas ou não, não sabemos), masssssssssss... sabemos que essas coisas acontecerão no tempo certo. Porém, é necessário controlar toda essa ansiedade, aprendam a respeitar o tempo das coisas e desliguem-se do outro dia de serviço que sequer chegou.
Nos momentos de folga, o policial continua sendo policial e deve intervir caso perceba algum crime, mas, até na forma como deve intervir o policial precisa pensar e não apenas querer pegar o flagrante e sair como super-herói, infelizmente, muitos já morreram assim.
Quando você estiver em sua casa, procure descansar, ficar com tua família, relaxar a mente e "desligar-se" da polícia, pois, após 36 horas de descanso, você terá que puxar mais 12 horas de serviço. Então, saiba equilibrar as coisas, senão você pode acabar se estressando além do que deveria. O policial precisa estar com a mente tranquila e descansada para assumir o serviço novamente.
Repito, quando você estiver de folga e na rua, fique atento, preste atenção em tudo e se algum crime acontecer, procure a melhor forma de intervir, ligue 190, solicite apoio e informe sua situação, pois, não há como 1 policial trocar tiros com 20 criminosos. Lembre-se das instruções que falam sobre superioridade numérica. Antes de levar a segurança para as pessoas, o policial precisa estar seguro.
Na tua casa, evite ficar comentando as ocorrências, pois, teus familiares não participam da mesma realidade de um policial e eles podem ficar comentando coisas que lhe aumentem, mesmo sem que você perceba, o estresse, aí, quando você for ver, já estará maltratando quem não deveria e criando um grande problema familiar. Saiba separar as coisas.
Certa vez, ao sair do CPA/M-11, encontrei uma placa com a seguinte mensagem:
Quero deixar bem claro o seguinte: Não estou dizendo para que você não venha agir como policial nos momentos de folga, ao contrário, todos nós devemos agir se constatarmos algum crime! Mas, a mensagem aqui é de equilíbrio, de procurar a melhor forma de viver com a polícia e com a nossa família, de não ficar se martirizando com diversos pensamentos e levando-os para dentro do lar quando eles deveriam ficar no quartel.
Comentários
Postar um comentário